Gestão Desnature: Nada é impossível de mudar!


SOMOS A GESTÃO DO CENTRO ACADEMICO DE CIÊNCIAS SOCIAS DA UFPB 2010-2011.


Mas porque DESNATURE?

Atualmente vivemos em uma cultura política [ou a-política como preferir] onde as pessoas acham que tudo é natural. Frases e jargões do tipo" ah, sempre foi assim", "ah, isso é normal" ou "ah, isso não tem jeito, deixa pra lá", expressam bem a forma como a sociedade naturaliza a fome, a exploração das pessoas, a falta de emprego, a pobreza, a discriminação, os aumentos abusivos no valor dos alimentos e bem necessários a humanidade, a destruição da natureza, o racismo e etc. 

Entendendo a cultura e a sociedade como um processo histórico sabemos que na verdade, as "coisas" são construidas dentro de um processo e que elas não surgiram do nada: elas vieram de algum lugar dentro de contextos, históricos, sociais, politicos e economicos. 

A história das coisas tem uma origem. Não são naturais, estagnadas, paralisadas. E se é assim, as coisas/HISTÓRIA pode sim serem mudadas.  Por isso, a proposta da nossa gestão é ao longo de um ano  tentar trabalhar com essa ideia de que as coisas não são tão naturais e/ou imutáveis como parecem ser. Elas podem ser modificadas/trabalhadas! Buscaremos por meio de oficinas, cursos, encontros e criação de espaços de vivencias desmestificar essas ideias naturalizantes que paralisam as pessoas deixando-as paralisadas no tempo, como se nada pudessem fazer para modificarem suas realidades.

E inspirados/a na poesia de Bertold Brech acreditamos também que: 


Nada É Impossível De Mudar

Desconfiai do mais trivial,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito
como coisa natural.
Pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural.




Nada deve parecer impossível de mudar."

Seguidores

Você tem fome de quê?